(65)99686-2439
(65) 3382-1373
Blog
Psicólogo ou Psiquiatra. Entenda a Diferença.
Psicólogo ou Psiquiatra. Entenda a Diferença.

Recebemos algumas perguntas de pessoas com dúvidas sobre qual o momento de procurar um psicólogo e qual o momento de procurar acompanhamento psiquiátrico.
Ás vezes não há um momento certo para indicar um ou outro desses profissionais, sendo que o trabalho de ambos são complementares, e agem melhor trabalhando em conjunto.
O psicólogo trabalha a causa do problema, ou seja, no processo de psicoterapia são trabalhados sentimentos, emoções, pensamentos, com o objetivo de gerar uma mudança no comportamento do paciente.
É também um processo de autoconhecimento, em busca de expressões de sentimentos e comportamentos saudáveis. Isso pode levar ao adoecimento da mente causando a não expressão de sentimentos, pensamentos e comportamentos padrões inadequados. Se você percebe que tem dificuldade de lidar o que sente ou identifica padrões de comportamento que te prejudicam de alguma forma, mas não tem nenhum sintoma, você deve procurar um psicólogo.
O psiquiatra trata a consequência, o sintoma, ou seja, através de uma boa escuta ele realiza o diagnostico identificando sintomas como níveis altos de ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade excessiva, entre outros, e também identifica transtornos de personalidade existentes. É importante dizer que os transtornos de personalidade sempre refletem comportamentos inadequados que prejudicam a vida de quem sofre a na sua relação com as pessoas, e nesses casos somente a psicoterapia não resolve, é necessário medicação adequada.
É ai que psicólogo e psiquiatra se encontram, o tratamento não será 100% eficaz caso a pessoa faça um acompanhamento medicamentoso, o que estabiliza o sintoma, se não fizer a psicoterapia para identificar quais comportamentos e sentimentos precisam ser trabalhados e ter uma mudança no padrão. Da mesma forma que não será 100% eficaz o tratamento de uma pessoa que faz psicoterapia, mas se recusa a aderir ao acompanhamento psiquiátrico quando há sintoma.
Qual devo procurar primeiro? A ordem não importa muito, qualquer um dos profissionais que você escolher ir primeiro vai te explicar a importância de você procurar o outro profissional para complementar os eu tratamento.

Espero ter ajudado.
Abraços.

Posts por categoria
Posts mais Lidos